5. Observar respostas de proteção
Na Aula 1, a pausa começou com perguntas sobre o acontecimento, a interpretação, o corpo e aquilo que ainda não se sabe. Agora podemos acrescentar perguntas sobre proteção e contexto:
- Existe perigo real agora?
- Qual é a magnitude do perigo?
- Minha resposta se ajusta ao contexto atual?
- O que posso estar tentando preservar?
Essas perguntas não servem para suprimir emoções nem para declarar que uma reação está errada. Elas ajudam a observar o que está acontecendo e a considerar se a resposta é adequada às circunstâncias.
Exercício de observação
Escolha uma situação recorrente que provoque forte ativação. Não é necessário escolher a experiência mais dolorosa da sua vida.
- Qual é a situação?
- O que percebo como ameaçador nela?
- O que acontece no meu corpo?
- Qual é meu primeiro impulso? Enfrentar, evitar, sair, ficar em silêncio, buscar ajuda ou outra possibilidade?
- O que faço e o que acontece logo depois?
- Minha resposta se ajusta ao contexto atual?
- O que posso estar tentando preservar? Segurança, aceitação, controle, pertencimento, integridade física, previsibilidade ou outra coisa?
O exercício não estabelece uma causa. Ele organiza observações e hipóteses sobre uma resposta.
O que esta explicação não conclui
As ideias deste módulo não indicam que a amígdala seja um centro isolado do medo, que o sistema simpático seja ruim, que o parassimpático seja sempre bom, que cortisol seja tóxico ou que todo estresse cause doença. Também não demonstram que toda ansiedade venha de trauma ou que sensações corporais provem uma memória reprimida.
O hipocampo ajuda a relacionar aprendizagem e contexto. Isso conduz à próxima pergunta: como experiências permanecem disponíveis e podem influenciar o presente? O próximo módulo examina memória, recuperação e as formas como lembranças podem ser atualizadas.