Keyboard shortcuts

Press ← or → to navigate between chapters

Press S or / to search in the book

Press ? to show this help

Press Esc to hide this help

4. Do acontecimento à resposta

O mesmo acontecimento pode receber interpretações diferentes. Considere uma mensagem que não foi respondida. O fato observável é que ainda não houve resposta. A pessoa pode pensar que o destinatário está trabalhando, está ocupado, está irritado ou perdeu o interesse. Algumas dessas hipóteses podem estar certas; o fato, por si só, não permite concluir qual delas é verdadeira.

Interpretações diferentes podem estar associadas a estados emocionais e respostas comportamentais diferentes. Um modelo didático ajuda a organizar essas relações:

Acontecimento
    ↓
Informação sensorial
    ↓
Processamento influenciado por contexto, aprendizagem, memória e estado corporal
    ↓
Interpretação e atribuição de relevância
    ↓
Resposta emocional e fisiológica
    ↓
Comportamento
    ↓
Consequência

Esse esquema resume algumas relações importantes, mas não representa todos os processos envolvidos numa experiência humana. As etapas podem interagir, e a sequência não é uma descrição completa de como o cérebro funciona.

Fato e interpretação

Separar o que é observável daquilo que estamos inferindo não significa concluir que toda interpretação é falsa. Significa distinguir a informação disponível das explicações possíveis.

Fato observávelInterpretação possível
Meu chefe pediu que eu refizesse o trabalho.“Ele acha que sou incompetente.”
Meu parceiro ficou em silêncio durante a conversa.“Ele não se importa comigo.”
Não fui escolhido para uma oportunidade.“Nunca sou bom o suficiente.”

Uma pergunta pode ajudar a criar espaço para investigar antes de reagir: O que eu sei e o que estou inferindo?

Isso não é uma proposta de pensamento positivo. É uma forma de reconhecer quando ainda faltam informações e de considerar outras hipóteses plausíveis.

Interpretações e consequências possíveis

Imagine que alguém não respondeu a uma mensagem. Interpretar a demora como rejeição pode estar associado a ansiedade, desconforto corporal e ao impulso de enviar muitas mensagens, o que pode contribuir para um conflito. Considerar que ainda não se sabe o motivo pode favorecer uma espera por mais informações. O resultado dependerá também de outros fatores; uma interpretação diferente não garante uma consequência específica.

Uma habilidade importante é tolerar a ausência de informação sem transformar imediatamente uma hipótese em fato.