4. Do acontecimento à resposta
O mesmo acontecimento pode receber interpretações diferentes. Considere uma mensagem que não foi respondida. O fato observável é que ainda não houve resposta. A pessoa pode pensar que o destinatário está trabalhando, está ocupado, está irritado ou perdeu o interesse. Algumas dessas hipóteses podem estar certas; o fato, por si só, não permite concluir qual delas é verdadeira.
Interpretações diferentes podem estar associadas a estados emocionais e respostas comportamentais diferentes. Um modelo didático ajuda a organizar essas relações:
Acontecimento
↓
Informação sensorial
↓
Processamento influenciado por contexto, aprendizagem, memória e estado corporal
↓
Interpretação e atribuição de relevância
↓
Resposta emocional e fisiológica
↓
Comportamento
↓
Consequência
Esse esquema resume algumas relações importantes, mas não representa todos os processos envolvidos numa experiência humana. As etapas podem interagir, e a sequência não é uma descrição completa de como o cérebro funciona.
Fato e interpretação
Separar o que é observável daquilo que estamos inferindo não significa concluir que toda interpretação é falsa. Significa distinguir a informação disponível das explicações possíveis.
| Fato observável | Interpretação possível |
|---|---|
| Meu chefe pediu que eu refizesse o trabalho. | “Ele acha que sou incompetente.” |
| Meu parceiro ficou em silêncio durante a conversa. | “Ele não se importa comigo.” |
| Não fui escolhido para uma oportunidade. | “Nunca sou bom o suficiente.” |
Uma pergunta pode ajudar a criar espaço para investigar antes de reagir: O que eu sei e o que estou inferindo?
Isso não é uma proposta de pensamento positivo. É uma forma de reconhecer quando ainda faltam informações e de considerar outras hipóteses plausíveis.
Interpretações e consequências possíveis
Imagine que alguém não respondeu a uma mensagem. Interpretar a demora como rejeição pode estar associado a ansiedade, desconforto corporal e ao impulso de enviar muitas mensagens, o que pode contribuir para um conflito. Considerar que ainda não se sabe o motivo pode favorecer uma espera por mais informações. O resultado dependerá também de outros fatores; uma interpretação diferente não garante uma consequência específica.
Uma habilidade importante é tolerar a ausência de informação sem transformar imediatamente uma hipótese em fato.